quarta-feira, 23 de junho de 2010

Presidente Lula em Luziânia. O cinema perto de você para ajudar na desconcentração do mercado de entretenimento

Presidente Lula quer incentivos para a retomada do mercado cinematográfico brasileiro. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O incentivo para que empresários invistam na construção de novas salas de cinema e que ocorra um processo de desconcentração destas salas nas periferias das cidades ou fora dos grandes centros urbanos. Essa foi a tônica da defesa do presidente Lula, nesta quarta-feira (23/6), ao lançar o projeto “Cinema perto de você”, do Ministério da Cultura e da Agência Nacional de Cinema (Ancine). A cerimônia ocorreu no município de Luziânia (GO), distante 70 quilômetros de Brasília porque, segundo Lula, a cidade tem o perfil exato daquilo que o governo federal pretende alcançar com o programa. Na cerimônia, o presidente assinou uma Medida Provisória (MP) que assegura incentivos para a expansão dos cinemas país afora.


“É preciso fazer um mapeamento para identificar as causas que levaram a este problema sem ar de lamentação.”

Lula explicou ser necessário, nessa questão, que o poder público sinalize aos investidores a importância de oferecer mais salas de projeções, sem a cobrança de ISS e ICMS, e que os cinemas possam ser um ponto de atração do público. Que motive o cidadão deixar sua casa, enfrentar o transporte e pagar pelo ingresso para assistir ao filme. Para o presidente, essa conjugação de fatores poderá retomar o mercado cinematográfico brasileiro.
Ele contou que o filme “Cinema Paradiso” espelhou um pouco sua história. Nos anos 60, assistia fitas projetadas nas paredes de pequenos comércios e o áudio tinha pouca qualidade. “Quando assisti ao filme Cinema Paradiso, eu chorei. A história daquele menino era um pouco a minha história”, explicou.
Naquela época, conforme contou, ia ao cinema de terno e gravata que era emprestado pelo amigo Cláudio. Lula tratava o amigo com carinho, pois acreditava que se ele ficasse zangado pegaria a roupa de volta. O presidente fez questão de narrar estas dificuldades, inclusive com um pouco de nostalgia, para mostrar a plateia que se concentrava em Luziânia aquilo que é necessário fazer neste momento para a retomada deste mercado.
Ele acredita que a televisão foi outro fator que tirou o público das salas de projeções. Para o cidadão, o conforto da casa com um aparelho de televisão à frente assistindo novela ou outro programa é incentivo para não ir ao cinema. E, conforme assinalou, o controle remoto diminuiu ainda mais as chances de assistir filmes nos telões. Porém, ele aposta na inversão desta situação. Lula pediu também que a MP a ser encaminhada ao Congresso Nacional seja aprovada ainda este ano.

Fonte, Blog do Planalto.

Presidente Lula visita Luziânia Goiás.

Hoje a tarde, o presidente vem ao município de Luziânia (GO) para o lançamento do programa Cinema Perto de Você. A cerimônia acontecerá no Centro de Convenções, Praça Nirson Carneiro Lobo s/ nº, Centro.
fonte blog do Planalto.