quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vereadores de Luziânia em ação: Murilo Roriz

O primeiro semestre de 2009 já passou e no começo de um novo o Luziânia Verdade foi conversar com os vereadores de Luziânia para saber qual o balanço que eles fazem do que já passou e quais são os novos projetos. Começamos conversando com o vereador Murilo Roriz (PTB).


LV: Como o sr. avalia os seis primeiros meses do seu mandato de vereador?

Murilo Roriz: Foi realmente muito promissor. Como integrante da comissão de constituição e justiça e lider do governo do prefeito Dr. Célio Silveira (PSDB), esse prefeito realizador, conseguimos realizar muito em prol do município de Luziânia, sempre democraticamente com o devido respeito as várias atribuições e pensamento de cada vereador, com respeito a oposição. Aprovamos projetos importantes como a doação de área para a empresa ASA Alimentos que será uma grande indústria que virá para Luziânia. Doamos áreas para a segurança pública, como dois terrenos para postos policiais. Na parte da educação doamos cerca de seis terrenos para a implantação de escolas municípais e colégios estaduais, isso com o importante apoio do deputado estadual Cristovão Tormin (PTB). Consegimos a vinda de uma agência do Banco do Brasil para o Jardim Ingá e isso foi uma grande conquista para a câmara, para o prefeito e os deputados, será instalada ainda esse semestre. Foi votado o plano de cargos e salários que é importantissímo para Luziânia, serão 900 mil reais a mais no bolso dos servidores que vai girar no comércio da cidade. Esse valor multiplicado por doze somará 10 milhões e 800 mil reais por ano. Agora com o período da estiagem volta a implantação de mais asfalto. Inaugurou-se novos centros esportivos pra cidade. A câmara de Luziânia têm credibilidade, os treze vereadores são atuantes, têm as discursões os debates cada um têm o seu sentimento partidário, mais cada um se preocupa com o futuro da cidade. Tudo que nos foi solicitado atendemos prontamente. Todos os projetos foram aprovados em tempo hábil. Nosso recesso foi de apenas 15 dias, apesar das pessoas dizerem que câmara vive de recesso, nós já vamos voltar no próximo dia 04 de agosto. Acho que cumprimos com o nosso papel com maestria.

LV: O sr. recebeu um projeto para ser criado o Conselho Municipal de Cultura de Luziânia, acha que será votado nesse semestre?

Murilo Roriz: Nós estamos adequando o projeto para ser apresentado nos próximos meses.

LV: Qual é a importância do Conselho para o município?

Murilo Roriz: O Conselho de Cultura é fundamental para orientar a cultura, para buscar recursos para que tudo destinado à cultura seja destinado ao fundo de investimentos culturais. Será aí que nós iremos destinar os recursos para a cultura a essa conta específica para ser relamente gasto na cultura. Nós vamos conseguir unir os vários segmentos culturais: Associações culturais, Academia de Letras, Associação de artesões, artístas plasticos, músicos para discutir a política cultural do munícipio. Para que isso ocorra nós vamos criar o Conselho e instituir a Conferência Municipal de Cultura. Essa conferência será realizada a cada dois anos para debater os temas culturais junto com toda a sociedade cultural. Existindo o fundo de investimentos culturais os recursos poderão ser direcionados para o equipamento cultural e isso já poderá acontecer talvez já no próximo semestre. Isso possibilitará que os deputados, senadores e outros possam destinar emendas para a cultura de Luziânia. Isso vai ajudar a acabar com o 'varejinho' ou seja, aquela ´rática de doar coisas pequenas minímas. Será implantado a 'Macro Cultura', destinando coletivamente o necessário para os agentes culturais.

LV: Quem será os representantes do conselho?

Murilo Roriz: Ele será representado pelos vários segmentos da sociedade. Incluem o segmento público e o particular. Já estamos com o anteprojeto e ansiosos para ser levado a votação e a posterior sanção do prefeito Célio.

LV: Quais outros projetos o sr. pretende apresentar?

Murilo Roriz: A minha prioridade agora é o do conselho. Mais temos outros que já estão sendo executados como na área do esporte, como a reforma dos ginásios que o secretáio Wilde Lopes têm feito. Apesar de não terem sido necessariamente apresentados por este vereador nós temos acompanhado com interesse. O PELC (programa de espote e lazer na cidade) que vem do PRONAF do governo federal e vem funcionando muito bem. A construção de centros esportivos é prioridade do prefeito e nós temos apoiado, como por exemplo oa criação do centro olimpico no Setor Fumal. Temos lutado para que as coisas aconteçam dentro da normalidade e da legalidade. Esse é um ano muito importante pois no ano que vem é ano eleitoral onde muitas coisas são proibidas, por isso esse ano ainda vão acontecer muitas coisas antes das proibições eleitorais.

LV: Existe algum plano para a reforma do Teatro Benedito José de Melo?

Murilo Roriz: Nós nos reunimos com o deputado federal Marcelo Melo (PMDB) e com o deputado estadual CristovãoTormin (PTB) e eles estão na busca de recursos para realizarmos uma reforma no teatro como ele merece. Se o projeto for apresentado ainda esse ano no inicio do proximo já teremos a reforma em andamento. Existe uma luta e dedicação de todos para que isso possa realmente acontecer.

LV: Como o sr. analisa o trabalho do seu partido o PTB?

Murilo Roriz: O PTB é comandado no estado de Goiás pelo deputado Jovair Arantes. O nosso partido é aliado do PSBD, partido do prefeito Célio. No próximo ano teremos eleições para deputados, senadores e o PTB deve continuar aliado ao senador Marconi Perillo para voltar ao governo do estado. O deputado Cristovão é candidato a reeleição e fez faz um excelente trabalho e devemos estar também com o deputado Marcelo Melo que também têm feito muito por Luziânia. O PTB está interessado no município de Luziânia, faremos uma chapa com aqueles que olham por Luziânia, que apresentam projetos e estão interessados no nosso município.

LV: Como líder do governo o sr. confirma que o prefeito Dr. Célio será vice de Marconi no governo do estado de Goiás?

Murilo Roriz: Eu gostaria muito. Como filho de Luziânia, como líder do governo na câmara seria uma honra pra Luziânia e ele tiraria isso de letra e seria um grande vice governador. A disputa é muito grande no estado mais nós vamos lutar por isso. Existe também uma possibilidade do Dr. Célio Silvera ser candidato a senador da república que também é muito importante. Mais independente disso o prefeito continuará realizando muito por Luziânia. No entanto estamos torcendo para que Luziânia tenha um vice governador ou um senador e todos deveriam lutar por isso.