quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aeronáutica diz que localizou peça de sete metros de diâmetro



Foram encontrados novos quatro pontos com destroços nesta madrugada.
Onze aeronaves que saem de Natal e Noronha participam das buscas.


O subchefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, coronel Jorge Amaral, disse, em entrevista na manhã desta quarta-feira (3), que foram encontrados quatro novos pontos com destroços que podem ser o avião que fazia o voo AF 447 e caiu no Oceano Atlântico, depois de decolar do Rio de Janeiro em direção a Paris. A bordo, estavam 228 pessoas. De acordo com Amaral, às 3h40 desta madrugada, uma aeronave R-99 localizou, a 90 quilômetros ao Sul da região inicialmente coberta pelas buscas, uma peça de sete metros de diâmetro, dez objetos, sendo alguns metálicos, e uma mancha de óleo que teria chegado a 20 quilômetros de extensão. Os novos destroços foram localizados em uma nova área vasculhada, de cinco quilômetros.
Depois da entrevista, a Aeronáutica divulgou as primeiras imagens das buscas pelo avião.
Jorge Amaral afirmou que a Aeronáutica ainda não tem confirmações de que os objetos tenham símbolos que os identifiquem como patrimônio da Air France. Quanto ao objeto de sete metros de diâmetro encontrado, ele disse que pode ser uma parte da cauda da aeronave. “Pode ser a lateral, um pedaço de aço ou qualquer parte da fuselagem ou cauda”, destacou.
O coronel acrescentou que a Aeronáutica continua trabalhando com a possibilidade de haver sobreviventes do acidente e garantiu que, até o momento, nenhum corpo foi encontrado no Oceano Atlântico.
Os materiais localizados no mar serão levados em um primeiro momento para Fernando de Noronha (PE) e depois para o Recife. Segundo Amaral, é possível que o centro de investigações de acidentes aéreos francês, responsável pela investigação do acidente, queira levar materiais para a França.
No total, 11 aeronaves da Aeronáutica estão percorrendo a área de busca. Elas saem de Natal e Fernando de Noronha.
A Air France diz que deve divulgar ainda nesta quarta a lista com os nomes dos ocupantes do voo 447.
Fonte: G1