sexta-feira, 20 de março de 2009

Convênio prevê o plantio de mudas em Luziânia.



Por Arley da Cruz

Hoje foi assinado um convênio da Secretaria de Agricultura com várias outras instituições da iniciativa pública, privada e organizações não governamentais para o plantio de milhares de árvores no municipio de Luziânia Goiás. O convênio para a doação de mudas foi estabelecido em um momento muito oportuno; o mundo se preocupa com a questão ambiental e Luziânia também se compadece de sues próprios problemas. Temos um rico solo e muitas fontes de água, no entanto, a falta de consciência de alguns têm afetado sobre maneira o nosso município. As mudas serão entregues no dia 1° de novembro de 2009. Esse tempo é o necessário para a maturação das mudas que já estão sendo providenciadas segundo informou o secretário de agricultura Valcenor Braz. As instituições que receberão as mudas estão comprometidas a plantá-las e com isso ajudar a restaurar algumas das áreas degradadas. Em especial podemos destacar as margens do Rio Vermelho. O rio corta a cidade e recebe além da poluição de esgotos, o mal trato do que moram as suas margens. Alguns cortam as poucas árvores que existem, causando seu assoreamento e degradação. O distrito do Jardim Ingá também será benficiado. A região conta com poucas árvores e jardins além de possuir um problema com a degradação do rio que corta a região. As mudas serão de árvores frutíferas e nativas do Cerrado goiano.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
Vislumbramos um pouco de consciência para com este tema na cidade de Luziânia. esperamos que este seja o primeiro passo para que possamos nos tornar também uma referência no que diz respeito a preservação ambiental no estado de Goiás.